welwítschia - significado y definición. Qué es welwítschia
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es welwítschia - definición

ESPÉCIE DE PLANTA
Welwitschia mirabilis; Welwitschiales; Welwitschia Mirabilis

Welwitschia         
Welwitschia é um género monotípico de plantas verdes gimnospérmicasAngiosperm Phylogeny WebsiteThe Gymnosperm Database cuja única espécie é a famosa Welwitschia mirabilis, Hook.f.
welwítschia      
s.f.
-gimn
1 design. comum às plantas do gên. Welwitschia , da fam. das welwitschiáceas, que compreende uma sp. apenas
1.1 planta perene ( Welwitschia mirabilis ), dióica, de raiz pivotante profunda, tronco muito curto, com até 1 m de diâmetro, folhas opostas de crescimento contínuo, estróbilos vermelhos e sementes aladas [Nativa de Angola e das áreas desérticas do Sudoeste da África, chega a viver mais de 1.500 anos, suas folhas absorvem umidade do orvalho das neblinas marítimas e podem medir mais de 2 m de largura por 6 m de comprimento.]
-gram ver, no verbete derivado , o que se diz de derivados gráficos de nomes próprios estrangeiros
-etim lat.cien. gên. Welwitschia (1862), do antr. Friederich Welwitsch (1806-1872, botânico austríaco) + ia

Wikipedia

Welwitschia

Welwitschia é um género monotípico de plantas verdes gimnospérmicas cuja única espécie é a famosa Welwitschia mirabilis, Hook.f. popularmente conhecida como "polvo do deserto", que só existe no deserto do Namibe em Angola. As Welwitschias são plantas gnetófitas da classe Gnetopsida, pertencentes à ordem Welwitsciales e família Welwitschiaceae.

É uma planta rasteira, formada por um caule lenhoso que não cresce, uma enorme raiz aprumada e duas folhas apenas, provenientes dos cotilédones da semente; as folhas, em forma de fita larga, continuam a crescer durante toda a vida da planta, uma vez que possuem meristemas basais. Com o tempo, as folhas podem atingir mais de dois metros de comprimento e tornam-se esfarrapadas nas extremidades. É difícil avaliar a idade que estas plantas atingem, mas pensa-se que possam viver mais de 1000 anos.

A Welwitschia mirabilis é uma planta dioica, ou seja, os cones masculinos e femininos nascem em plantas diferentes. Tradicionalmente, esta espécie foi classificada como uma gimnospérmica (juntamente com os pinheiros e plantas semelhantes), mas atualmente é classificada como uma gnetófita, uma divisão das plantas verdes que produzem sementes (espermatófitas).

É uma planta órfã em termos de parentes. Os mais próximos são os pinheiros. Tem características que parecem antagónicas, que não deveriam estar reunidas na mesma planta.

Apesar do clima em que vive, a Welwitschia consegue absorver a água do orvalho através das folhas. Esta espécie tem ainda uma característica fisiológica em comum com as crassuláceas (as plantas com folhas carnudas ou suculentas, como os cactos): o metabolismo ácido - durante o dia, as folhas mantêm os estomas fechados, para impedir a transpiração, mas à noite eles abrem-se, deixam entrar o dióxido de carbono necessário à fotossíntese e armazenam-no, na forma dos ácidos málico e isocítrico nos vacúolos das suas células; durante o dia, estes ácidos libertam o CO2 e convertem-no em glicose através das reações conhecidas como ciclo de Calvin.

Devido às suas características únicas, incluindo o seu lento crescimento, a Welwitschia é considerada uma espécie ameaçada, pois já existe desde o tempo dos dinossauros. No entanto, pensa-se que as plantas que vivem em Angola estão mais protegidas que as da Namíbia, devido às minas terrestres que protegem o seu habitat[carece de fontes?].

A planta pode ser cultivada a partir de sementes, que têm de ser mantidas húmidas e expostas a calor e luz intensos durante as primeiras semanas. As sementes colhidas no campo estão normalmente contaminadas com esporos do fungo Aspergilus niger e normalmente apodrecem a seguir à germinação, mas as sementes do Jardim Botânico de Kirstenbosch, na Cidade do Cabo (África do Sul), ou de outras fontes de cultivo, estão normalmente livres daquele fungo.

Os jogadores da Seleção Namibiana de Rugby Union, esporte muito popular na Namíbia, especialmente em sua população branca, são apelidados de Welwitschias. O país é bastante presente na Copa do Mundo da modalidade.